A transformação digital é agora

Featured-Image-How-CEOs-Stymie-Their-Own-Digital-Transformation

É possível transformar seu negócio atual ou sua ideia em um negócio digital e lucrativo

Essa é uma abordagem sobre o mercado de negócios digitais e quanto estes estão faturando. Com o intuito de difundir a inovação digital e alertar as pessoas e gestores que não só novos negócios tem espaço nesse mercado digital, mas também os negócios atuais podem ser adaptados e reinventados sem muitas mudanças.
 
O que se pode perceber na transformação digital, é que: mudam são as formas de consumo e não as demandas.

Um dos pontos mais impressionantes é a venda de conhecimento on-line, venda de cursos e a Educação as a service conhecidas também como Edutechs estão faturando alto com esse mercado, por exemplo Kroton - R$6,1 bilhões, Estácio - R$3,3 bilhões, Nima - R$1,042 bilhão e Ser Educacional - R$1,2 bilhão.

O segmento de educação a distância só tende a crescer, se você possui um negócio nesse mercado ande logo, comece a pensar como atender essa demanda on-line, pois quanto antes começar maior será a sua fatia do mercado.
 

Outro segmento que não para de crescer é o e-commerce, seja de micro nicho ou não, veja o exemplo da Evino que faturou R$254 milhões em 2017, e a Wine faturou cerca de R$400 milhões no mesmo período. Estas além do e-commerce tradicional lançaram um serviço de assinatura de vinhos aumentando e mantendo as vendas recorrentes.

No e-commerce o crescimento foi de 12% em relação ao ano anterior e faturamento na ordem de 59,9 bilhões de Reais, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Foram mais de 203 milhões de pacotes enviados pelas lojas virtuais brasileiras no ano que findou. O ticket médio, no período, alcançou R$ 294, com destaque para as categorias Eletroeletrônicos (R$ 558,20), Óticas e Acessórios (R$ 454,40) e Acessórios Automotivos (R$ 418,20), de acordo com dados divulgados pelo estudo “E-commerce Radar 2017 – Resultados do mercado de e-commerce do Brasil” da Neomove, em parceria com ABComm.
 

O modelo de assinaturas on-line (monetização por recorrência) tem se expandido por diversos negócios on-line, como livros, bebidas, estudos sobre mercado financeiro (que é o caso da EMPIRICUS com um faturamento de R$ 200 milhões em 2017), e até sites de relacionamentos (como o sexlog com 8 milhões de usuários).

Além de tudo é um modelo que Investidores Venture Capital estão muito interessados, inclusive Tomasz Tunguz diretor da RedPoint Ventures comenta bastante em seu blog (tomtunguz.com) sobre o assunto.

Talvez esse próximo exemplo possa estimular seu pensamento em tornar seu negócio atual em um negócio totalmente digital, veja o modelo de negócio da
GYMPASS (considerado o netflix das academias). Gympass é um serviço de assinaturas de academias, assim você não precisa se matricular em uma academia, mas pode frequentar qualquer uma que faz parte do sistema, que conta com cerca de 16 mil academias cadastradas, seu crescimento tem sido exponencial.

A transformação digital está acontecendo agora.

Empresas como o Uber, Spotify, Salesforce, NetFlix, Airbnb nasceram de modelos de negócios tradicionais e transformaram em digital, com isso obtiveram um crescimento muito grande.

Veja o porque você precisa acreditar na inovação do seu negócio. Se antes do Uber alguém lhe dissesse que iria montar uma empresa para transportar pessoas sem nem mesmo possuir um carro para isso você certamente diria: isso não vai dar certo!
 

Mas o que faz as coisas funcionarem nesse mundo tecnológico não é o que conhecemos do passado, mas é o futuro, é o que as pessoas querem, que a vida delas fique mais simples, que possam economizar tempo e dinheiro. Por isso a tecnologia ainda vai transformar muitos negócios que conhecemos hoje.
 
A minha pergunta é: e no seu negócio você vai esperar até quando para adotar uma cultura digital para que as mudanças aconteçam?

Meu nome é Rodrigo Marcolin, sou Comercial, Programador e Head de inovação na SerraWeb.
Acredito muito no potencial do mercado digital em reinventar as formas de monetizar as operações atuais. Acredito também que só a troca de ideias e a cooperação entre as pessoas podem gerar resultados mais rápidos e inovadores, porque pensar e executar sozinho demora muito mais para fazer o negócio decolar.

Comentários