Vamos desenvolver uma Plataforma Web




Muitas pessoas e empresas nos contatam aqui na SerraWeb Tecnologia pois buscam desenvolver uma plataforma web para atender a demanda do seu nicho de mercado, e posteriormente vem a necessidade de desenvolver os terminais de comunicação com os clientes, que hoje os mais utilizados são os aplicativos IOS/Android. Aqui vamos explicar as etapas mais importantes para criar uma plataforma web de qualidade e funcionalidade. Abaixo vamos explicar quais etapas normalmente seguimos para desenvolver um projeto de sucesso, confira...


Independente do mercado em que você e sua empresa atuem hoje, é possível encontrar um nicho e oferecer alguma solução, seja automatizar algum processo, oferecer ajuda, conhecimento etc. Para isso você irá precisar de uma plataforma onde seu cliente vai navegar, encontrar a solução que melhor atende a necessidade dele, pagar e receber acesso para consumir a solução. Diante disso você pode escolher um modelo de negócio de recorrência como Adobe, Netflix, Salesforce, clubes de assinaturas, Meu Sucesso, etc. 


As vantagens desse modelo de negócio são Receita recorrente, Retenção de clientes, Menos esforço novas aquisições, Previsão de receita, Proximidade com o cliente (melhoria de produto),  Escalabilidade (a depender da proposta de valor do produto) e etc.




Antes de começar é necessário deixar claro uma coisa: cada projeto tem suas particularidades. O conteúdo que mostraremos aqui irá variar dependendo de vários fatores, o propósito do projeto, a complexidade da solução e os recursos necessários. Portanto, esta é apenas uma visão geral do que deve ser feito, não um método estrito de como fazer uma solução web.



1. Vamos identificar os requisitos do projeto


Nessa etapa precisaremos determinar os recursos e funções da plataforma. Devemos considerar as necessidades dos usuários/clientes e como a plataforma atenderá a essas necessidades. Você deve se perguntar algumas coisas, como: você precisa se registrar? Eu preciso de uma barra de pesquisa? Os usuários podem comprar? É necessário integrar com outros sistemas? Como o nome indica, é necessário determinar todos os requisitos necessários para o funcionamento da plataforma. 



2. Construir um protótipo não funcional (wireframe)


Depois de analisar os requisitos em detalhes, vamos construir um protótipo não funcional, que é um wireframe. Este protótipo pode ser definido como o esqueleto visual da plataforma, do ponto de vista estético, a aparência da solução é a sua versão inicial. O objetivo aqui é combinar os requisitos determinados com a melhor experiência do usuário.


Nesta fase, também é importante considerar todo o conteúdo textual e visual ou multimídia que será utilizado. Inclui imagens e vídeos a serem inseridos na plataforma, bem como aspectos mais específicos, como possíveis mensagens de erro ou de aceitação, dependendo da utilização. Após descrição detalhada, o wireframe permite a pré-verificação do estado do produto final. 



3. Desenvolver e programar os códigos funcionais


Essa é a etapa onde iremos começar a programar os códigos que irão fazer a plataforma funcionar. Esta etapa de desenvolvimento da solução é dividida em três etapas. Lembrando que está é uma metodologia básica e que pode ser mudada e implementada conforme as especificidades de cada projeto. 

Etapa Front-End: Onde os designers e arquitetos UX desenvolvem a experiência que o usuário/cliente terá ao acessar os serviços da plataforma.


Etapa Back-End: Nessa etapa o programadores constroem a arquitetura do projeto desenvolvendo os códigos que manipulam as informação e executam as ações demandadas pela plataforma e as interações com os usuários/clientes através do Front-End. 



4. Testar, corrigir e implementar o projeto final 


Embora o trabalho tenha sido concluído, sempre ocorrerão erros ao usar a plataforma da Web de forma eficaz. Portanto, testar as soluções desenvolvidas é essencial. Esta é a melhor maneira de encontrar bugs que não foram descobertos durante o desenvolvimento. Por meio de testes, você pode garantir a integridade do sistema em todo o processo de desenvolvimento.


Existem vários tipos de testes que devem ser aplicados, entre eles a própria equipe do projeto realiza os teste enquanto realizam o desenvolvimento. Posteriormente, recomenda-se que aqueles que não participam do projeto também testem e utilizem a plataforma. De acordo com a complexidade e os requisitos de visualização da plataforma, testes mais complexos podem ser realizados. Por exemplo, para identificar erros em uma plataforma de produtos bancários / financeiros, é necessário um teste mais poderoso do que em uma plataforma de rede gerenciada por uma loja de animais. Durante a execução desses testes, os erros serão corrigidos e melhorias serão feitas com base no feedback dos testes.



5. Publicar


Chegamos a etapa final do projeto e o mais esperado, depois de muitas conversas, codificação, correções e muito trabalho, a plataforma pode finalmente ser lançada. Deve ser enfatizado que mesmo após a realização do teste e a correção do erro, erros ainda podem ocorrer. Por este motivo, é recomendável que uma equipe esteja preparada caso um usuário relate um problema ou alguém perceba que algo na plataforma não está acontecendo como deveria.


Nos projetos que implementamos aqui na SerraWeb Tecnologia nossa equipe acompanha todo o processo de publicação e oferece todo o suporte de sucesso do projeto, deixando o cliente mais focado na divulgação e venda da plataforma para a escala financeira do projeto.


Nossa equipe oferece todo o suporte e conhecimento necessário para implementar um projeto de desenvolvimento de uma plataforma web. 


Quer saber mais, vamos bater um papo objetivo, nos envie um e-mail para contato@serraweb.com.br


Para saber mais sobre desenvolvimento de plataformas e outros serviços da SerraWeb Tecnologia, acesse:

https://www.serraweb.com.br/desenvolvimento-de-plataformas 


Comentários